Amêndoas Germinadas

Amêndoa é uma semente muito especial. Você já percebeu que algumas sementes precisam de muito carinho e temperinhos para o sabor ficar mais interessante para o nosso paladar? Decididamente esse não é o caso da Amêndoa. Ela é uma semente de sabor suave, leve e agradável. Mesmo pura é saborosa e combina simplesmente com tudo. Quem aprecia a Amêndoa crua, vai se surpreender com o sabor da versão germinada.

COMPRANDO AMÊNDOA
Na hora de comprar a sementes de amêndoas, informe na loja que você deseja amêndoa crua. Dispense a salgada, ela não germina porque é tostada.

GERMINAÇÃO da AMÊNDOA
Algumas sementes germinam apenas dentro d'água e a Amêndoa é uma delas. O seu processo de germinação é bem simples:

1.Lave bem com água limpa.
2.Deixe de molho por 24hs à 48hs.
3.Troque a água uma vez por dia.

Nos dias frios as sementes levam mais tempo para germinar, nos dias quentes germina com menos tempo. Observe a pontinha branca que chamamos "narizinho" da semente, que é o sinal de que ela germinou.

TIRAR OU NÃO TIRAR A PELE, EIS A QUESTÃO
Tirar ou tirar a pele, eis a questão. Comer as sementes com pele não faz mal, mas o nosso objetivo é economizar energia do ecossistema corporal na digestão. As cascas são celulose que o corpo não aproveita. Nos praticantes do Crudivorismo e da Alimentação Viva, elas podem gerar fermentação e gases intestinais. Pelo sim pelo não, para comer na forma sólida recomendável que retire a pele dessas sementes. O sabor também é muito melhor. Experimente com e sem pele e faça a sua escolha. Nas receitas líquidas coadas podemos manter a pele pois ela fica retida no coador.

DICAS CULINÁRIAS
A Amêndoa é uma semente grande. Depois de germinada a pele solta com facilidade. Por isso é fácil descascar uma a uma.

1. Belisco: Simples e pura, salgadinha, é uma ótimo belisco.
2. Na Salada Verde: Vale só jogar na salada verde ou salada de frutas.
3. Misturadinha com a comidinha: do seu dia a dia também é muito bom, no meio do arroz e das frutas.
4. Temperada com ervas frescas e um pouquinho de azeite é tudo de bom.
5. Cremes de Frutas Liquidificada com frutas, faz cremes divinos, sugiro que comece pela manga, se possível dê preferencia a manga palmer. Nesse caso, sugiro que retire a pele.
6. O Leite Vivo de Amêndoas germinadas é o the best. Nesse caso não precisa descascar a sementes porque o leite é coado no voal. Liquidifique uma parte de sementes para 4 partes de água e coe no coador de voal. Puro é gostoso, mas pode ser ainda melhor se for adoçado com mel ou frutas secas, que podem ser liquidificadas junto com as sementes.
7. Café com Leite Vivo é uma forma saborosa de substituir os leites animais.
8. Cacau com Leite de Vivo de Amêndoas Germinadas, adoçaria com mel. Onde comprar Cacau Cru: www.planetacacau.com.br - já compramos aqui em casa, achei de boa qualidade, com preço justo e entrega rápida).
9. Vitamina Viva de Leite de Amêndoas Germinadas combinadas com frutas frescas como Abacate, Manga Palmer ou Banana é de beber ajoelhado, rezando. rsrs...
10. Iogurtes Vivos, Queijinhos Vivos e Massas de Torta Doce, são algumas da possibilidades saborosas possíveis de serem feitas com essa sementes tão especial.

Espero ter inspirado uma semana germinada para você e sua família!
Com carinho,
Ju
Foto: Caio Rodrigues. Fonte: Site do Terrapia

Postagens mais visitadas