Marinando e cantando e seguindo a canção!

A simplicidade da culinária viva faz dessa arte algo muito especial e nesse momento me refiro especialmente a técnica de "marinar" os alimentos. Com ela damos ao alimento um aspecto de cozido, macio e muito próximo do convencional, mas SEM COZIMENTO. Isso acontece porque transferimos para o alimento o calor do nosso corpo, apertando com as nossas mãos, até que ele ganhe uma textura macia e aquela aparência de cozido que comunica muito bem com os nosso afetos! Como assim? Eu explico com a uma das duas receitas do jantar de ontem.

Beringela Marinada com molho de noz pecan e girassol descascado germinado.
Ingredientes:
1/2 xícara de girassol descascado germinado (6 horas de molho na água)*
1 xícara de noz pecan germinadas (6 à 8 horas na água)*
1 1/2 beringela grande
1 tomate fresco
2 cogumelos frescos - shitake médios
1 colher de sopa rasa de chimichurri
1 dente de alho pequeno
1 copo de água
Shoyo
Sal de ervas
Azeite extra virgem

Preparo:
Com as sementes germinadas reservadas, descasco as beringelas, corto em fatias ao comprido e depois em tiras. Pico os cogumelos em fatias finas e depois em pedaços menores. Acrescento shoyo e o chimichurri, aperto com as mãos, a água que solta da beringela vai ajudar no processo. O ponto é a textura bem macia, a cor deve ficar um pouco mais escura e o ideal é que seja uniforme e ela não deve ficar esponjosa. Esses são sinais de que ela marinou por igual, ok? O mesmo acontece com os cogumelos. Feito isso acrescento os tomates picados em cubos médios. Misturo tudo e reservo.
O molho: Liquidifico as sementes germinadas, o alho picadinho ou amassado, o sal e 1 copo de água limpa. Numa panela misturo o molho com a beringela preparada e levo para o fogão para amornar.
Amornar: significa usar o fogo mínimo de maneira que o alimento receba calor, mas não cozinhe. Para controlar a temperatura faço isso com a mão dentro da panela. A mão funciona como termômetro da vida. É importante mexer todo o tempo para que o calor seja homogêneo.
Azeite: Só devo acrescentar o azeite depois que tirar a panela do fogo. Ele jamais deve ser submetido ao calor.
Mais dicas: Só amorno o alimento quando a mesa está posta e está na hora de levar o alimento para mesa. Uma panela com tampa ajuda a manter a temperatura do alimento.
* Tempo de germinação das sementes: esse tempo que sugiro é o que uso no lugar de clima quente onde vivo, num lugar frio vc pode precisar de mais horas. Observe. A semente não deve ficar seca por dentro.
Chimichurri: é um tempero desidratado que encontramos pronto em lojas de produtos naturais ou hortifruti.

O bacana desse prato é que naturalmente compreendemos que o cozimento é dispensável! A beringela nossa de cada dia aparece numa versão ecológica, leve e muito saborosa!

Bon apetit!

Postagens mais visitadas