Semana do Meio Ambiente 2009


Sementes de girassol germinadas, brotos de girassol na terra, brotos de trigo, numa linda horta de caixote de uva,...


Eu e Rosangela, Educadora Ambiental em uma atividade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói!


http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php/component/content/article/151-semana-de-meio-ambiente-de-niteroi

A Escola Municipal Honorina de Carvalho, em Pendotiba, abriu seus portões para Semana de Meio Ambiente de Niterói. Na manhã desta segunda-feira (01/06) uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos montou estandes e promoveu palestras com dicas sobre a preservação da natureza. Zaff, o secretário da pasta, também esteve presente e conversou com os alunos sobre a importância de se adotar práticas calcadas no desenvolvimento sustentável. Para aguçar a curiosidade dos estudantes e despertar o interesse por atividades ecológicas, um estande foi montado com dicas sobre compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos), hortas urbanas, e sobre como fazer vassouras, puffs e recipientes para captura de larvas de mosquitos em PET.

Na sala de leitura da instituição, a educadora ambiental do Projeto Social Terrapia, Juliana Malhardes, orientou alunos sobre a germinação de sementes e cultivo doméstico de brotos. A aula que mesclou noções de meio ambiente e culinária atraiu mais de quarenta crianças que puderam tocar e experimentar o sabor de grãos de Girassol e trigo.

Em outra frente, uma parceria da Secretaria Municipal de meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Cooperativa de Catadores de Niterói (Coopcanit) ensinou na prática como fazer sabão a partir do óleo de cozinha já usado. O presidente da Coopcanit, Reinaldo Abreu, iniciou a oficina explicando sobre o malefícios de se jogar óleo in natura em pias e até mesmo no lixo. De acordo com ele, um único litro de óleo polui 1 milhão de litros de água. Esse volume seria suficiente para manter uma pessoa viva até os quatorze anos de idade.

As atividades da Semana de Meio Ambiente de Niterói vão até o dia 6 de junho. Na sexta-feira, dia 5 de junho, a Escola Municipal Altivo César, no Barreto, receberá a exposição ecológica promovida pela secretaria.

Texto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Postagens mais visitadas