Creme de Grão de Bico com Batata Baroa

CulinariaViva.com
Ingredientes:
2 xícaras de grão de bico
1 baroa
1 colher de missô
½ cebola roxa média
1 colher de sopa de cheiro verde
5 tomates cerejas
Missô claro
Azeite de Oliva prensado a frio
Alho Poró desidratado

Preparo:

Germine o Grão de Bico:
Lave bem as sementes num escorredor de arroz. Deixe de molho em água limpa por 8 a 12 horas. Lave a cada 12 horas até sair o nariz. Em dias quentes esse processo acontece em média com um dia na água, uma noite e um dia no ar. Cubra sempre com um voal para proteger dos insetos.

Descasque o Grão de Bico Germinado:
Coloque metade das sementes germinadas em um coador de voal, amarre a boa do coador com o elástico, numa superfície firme, quebre as sementes com ajuda de um rolo de massa, prensando com firmeza enquanto rola. Quando estiver bem quebradinha repita o processo com a outra metade.
Despeje as sementes quebradinhas em uma vasilha, coloque água, as cascas vão subir.
Retire o excesso com as mãos.
Despeje a água para uma segunda vasilha coando as cascas com uma peneira. Esse procedimento poupa água e tempo. Não precisamos secar os rios do planeta.
As cascas que ficam na peneira são removidas.
Durante o processo dispense as sementes que estiverem fungadas. Fungos são pontinhos pretos ou manchas de cor amarronzada.
Pronto!

Prepare o Creme:
O creme não leva água!
Coloque as sementes germinadas num liquidificamor, pile com a ajuda de uma batata baroa. Nesse caso é desejado que a baroa encoste na élice, sendo liquidificada como ingrediente. Vale usar até mais que a metade de uma baroa média.
Acrescente o missô claro, a cebola roxa em pedaços e ajuste o sal. Use a baroa para ajudar a liquidificar os ingredientes. Pique os tomatinhos e reserve.

Servindo o Creme:
Numa vasilha coloque o creme, alise a superfície, desenhe com os tomatinhos picados e polvilhe com alho poro desidratado. Lembre de limpar com um paninho úmido os borrões da vasilha!

Pronto! Uma bela e saborosa apresentação!

Postagens mais visitadas